sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Esporte

Estimular o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e do esporte de base entre o Brasil e o Vietnã. Esse foi o principal objetivo do encontro realizado na manhã desta terça-feira (20), em Brasília, entre o ministro do Esporte do Brasil, Orlando Silva, e o ministro de Cultura, Esporte e Turismo do Vietnã, Hoàng Tuán Anh. Os dois países assinaram um acordo de cooperação esportiva no ano passado, que prevê, entre outras ações, o intercâmbio entre equipes nacionais de várias modalidades esportivas.

O ministro Orlando Silva afirmou que se empenhará para que a cooperação esportiva se desenvolva efetivamente entre o Brasil e o Vietnã. Para isso, espera receber, até o final de dezembro, um plano de trabalho do governo vietnamita, com previsões de metas e ações para serem desenvolvidas entre os dois países. “Agora vamos aguardar o plano de trabalho para definirmos como o Brasil pode colaborar de fato para o desenvolvimento do esporte no Vietnã”, disse.

A previsão do ministro Tuán Anh é que o plano de trabalho para o biênio 2010/2012 esteja pronto até o próximo mês de dezembro. As ações vão incluir convites para que técnicos de futebol e de vôlei participem de treinamentos específicos para os esportistas vietnamitas, além da participação de atletas brasileiros das duas modalidades nos clubes locais. Está prevista ainda a realização de seminários e palestras. “Vamos relacionar as ações que pretendemos desenvolver e, por meio das atividades esportivas, aumentar a cooperação efetiva entre o Vietnã e o Brasil”, explicou.

O ministro vietnamita disse que pretende ainda aproveitar as comemorações em 2010 dos mil anos de Hanói, capital do Vietnã, para intensificar o intercâmbio esportivo com o Brasil. “Pretendemos realizar uma intensa programação esportiva durante todo o ano para celebrar o aniversário da capital e o Brasil será bem-vindo para participar das comemorações”, afirmou. “Convidaremos as seleções brasileiras de futebol e vôlei para se integrarem ao nosso calendário festivo, fazendo jogos-exibição no nosso país”.

O encontro cordial foi selado com a troca de presentes entre os dois dirigentes. Orlando Silva presenteou o ministro vietnamita com uma camisa da Seleção Brasileira de futebol. “Isso aqui tem um valor enorme para nós brasileiros”, disse. “É como um manto sagrado”, complementou. Já Tuán Anh entregou ao ministro Orlando Silva um quadro retratando uma paisagem do Vietnã.

Participaram do encontro o Embaixador do Vietnã no Brasil, Nguyen Thac Dinh, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Estratégico, Nguyen Phuc Thanh, o diretor de Assuntos Culturais, Ngo Dang Tuang, o diretor do Departamento de Cooperação Internacional, Nguyen Hai Anh, e o diretor de Recursos Humanos, Tovan Dong, além do assessor internacional e o chefe de gabinete do Ministério do Esporte, José Leite e Waldemar de Souza, respectivamente.

Fonte: Portal do Ministério do Esporte

Nenhum comentário: