quarta-feira, 7 de março de 2012

8 de março dia Internacional da Mulher




O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas onde as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida pois o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora. Ao longo da história, as mulheres sempre foram subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho. A mulher  é um grande  alvo de discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões, quando necessário.

A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. O avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los assim como os indivíduos do sexo masculino, o que evidencia o erro de descriminar e diminuir o sexo feminino privando-o a apenas poucas tarefas. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.
Há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
 O Dia Internacional da Mulher deste ano também é uma data para reafirmar a luta em favor da legalização do aborto como forma de fazer cumprir a agenda dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres como um direito humano. Assim como a defesa intransigente da aplicação da Lei Maria da Penha nos atos de violência contra mulheres e meninas, com a instalação de delegacias especializadas, juizados especiais, centros de referência e casas abrigo o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

E a UJS Mulher - DF se coloca a frente destas lutas e deseja um Feliz Dia da Mulher para todas as mulheres e meninas neste dia tão especial 08 de março.

Entrem em contato para junt@s lutarmos contra o maxismo e pela emancipação feminina

Nayara Alves- Diretora de Jovens Mulheres da UJS DF 
61 91167450  df.ujsdf@gmail.com

Nenhum comentário: