quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

UJS defende Cuba em Brasília


Na tarde de ontem, durante a visita tumultuada da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Congresso nacional, militantes da UJS realizaram uma nova manifestação contra a visita da dissidente no país.
Com cartazes, bandeiras de Cuba e cédulas de dólares, os militantes protestaram contra a falsa defensora dos direitos humanos que tem o apoio dos grandes meios de comunicação.
Entre os coros de protesto, os militantes cantavam “Yoani/ Eu já sabia/ Quem te financia/ É a Cia”, fazendo clara alusão à relação que a blogueira tem com os Estados Unidos.
Os protestos visam denunciar as relações de políticas de Yoani. Tal como sua relação com os Estados Unidos – a blogueira é representante da SINA (escritório de interesses dos EUA em Cuba), troca informações com agentes americanos sobre a ilha e recebe monetariamente para essa função.
As cédulas de dólares nas mãos dos militantes faziam analogia ao financiamento dos EUA que Yoani recebe. Embora declare que não tem condições para manter seu blog, Yoani recebe um salário de 6 mil dólares (sem impostos) da SIP (Sociedade Interamericana de Prensa), mais seis mil dólares do jornal El Pais, e suas premiações pelo reconhecimento à liberdade de expressão já lhe renderam um montante em torno de 250 mil euros.
Ao final do protesto a militância da UJS foi agredida pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE), que tentou amassar os cartazes e as cédulas de dólares. A polícia e os seguranças da Câmara intervieram para acalmar os ânimos.
Yoani no Congresso
A presença de Yoani causou muito tumulto, visto que sua chegada à Câmara interrompeu a votação de uma medida provisória. Ao fazer uso da palavra e explicar os motivos pelos quais a blogueira estava no Congresso, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) recebeu uma resposta direta da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que criticou a presença da cubana na Câmara.
“Um grave precedente, Sr. Presidente, abre-se na Câmara dos Deputados. Vou trazer um blogueiro baiano amanhã”, apontou Alice.
O deputado Glauber Braga (PSB-RJ) questionou Yoani sobre suas posições em torno do embargo dos Estados Unidos a Cuba e também sobre a base militar dos Estados Unidos em Guantánamo, que métodos de torturas com os presos.
Pela primeira vez, a blogueira então mudou seu discurso, e disse condenar tais medidas.
Yoani foi defendida pelos deputados do PSDB e do DEM. Jair Bolsonaro (PP-RJ), defensor explícito da ditadura no Brasil chegou a soltar provocações aos que criticaram Yoani.

Um comentário:

Professor Kico CEBRAPAZ-PR disse...

Parabéns pela ATITUDE. Fomos fundadores da UJS no Paraná e participamos do Congresso de Fundação que foi aqui.

Continuamos a luta, convidamos tod@s para participar da XXI Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba-Foz do Iguaçu de 13 a 15 de Junho.

Conversem com o Tenório e Aparecido do CEBRAPAZ-DF. Até Foz.

http://www.facebook.com/events/416899825045517/