domingo, 2 de dezembro de 2007

Rumo a Goiânia: 37º Conubes começa na próxima quinta-feira (6)

Rumo a Goiânia: 37º Conubes começa na próxima quinta-feira (6)
Depois de realizar 27 Etapas Estaduais, estudantes se preparam para a viagem rumo a capital de Goiás. Na mochila, muitas idéias para mudar o Brasil e a responsabilidade de eleger a nova diretoria e presidente da UBES



Agora falta pouco. Na próxima quinta-feira (6) cerca de 3 mil estudantes de todo o Brasil desembarcam em Goiânia para dar início ao 37º Congresso da UBES, principal fórum de deliberações do movimento estudantil secundarista. O Centro de Convenções de Goiânia (www.ccgo.com.br), no centro da cidade, será o palco de uma série de debates e grupos de discussão que acontecem até dia 9.
Serão quatro dias de intensa troca de idéias sobre temas que circundam o universo da juventude brasileira como o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), acesso e permanência no ensino superior, gestão democrática, ensino profissionalizante, Passe Livre, combate a violência, homofobia e racismo, cultura e saúde na escola, democratização dos meios de comunicação, meio ambiente e também sobre movimento estudantil.
Além dos debates, os participantes serão protagonistas de um momento importante: a eleição da nova diretoria e presidente da UBES. Os estudantes também definirão as linhas de atuação da UBES para os próximos dois anos.

60 anosEssa edição do Congresso também dará início às comemorações do aniversário de 60 anos da entidade que serão completados em 25 de julho de 2008. No encontro serão lançados uma revista especial sobre o sexagenário e um selo comemorativo. O Conubes também vai promover debates temáticos para relembrar momentos marcantes da história do movimento estudantil secundarista.
Presenças A prefeita de Goiânia, Íris Rezende já confirmou presença. Também participam a deputada federal, Manuela d’Ávila; o secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; a presidente da UNE, Lúcia Stumpf, entre outros.
Credenciamento e alojamentoAssim que desembarcarem em Goiânia todos devem se dirigir ao credenciamento, na sede da União Estadual dos Estudantes (UEE-GO), no Setor Universitário (Av. Universitária, 1533). Os delegados, que terão direito a voto, pagam R$30,00. Os suplentes e observadores (sem direito a voto), R$ 40,00. Os valores incluem alimentação, alojamento e transporte dentro do Centro de Convenções.
No ato do credenciamento, todos receberão um kit com credencial, tickets para alimentação e caderno de programação. A identificação dá acesso a todas as atividades do Congresso, portanto vale a dica: cuide bem da sua.
O próximo passo é seguir para os alojamentos, em escolas da região. Cada delegação será informada sobre o seu local de estadia no ato do credenciamento. Ônibus farão o transporte dos alojamentos para o Centro de Convenções. A primeira atividade será uma sessão solene de abertura que começa às 19h. No dia seguinte (7) os trabalhos começam cedo, a partir das 9h.
Como participarPara os interessados em participar da mais importante atividade do movimento estudantil secundarista, ainda dá tempo. Se você não está em Goiânia, basta procurar os responsáveis pela delegação em seu estado (clique aqui e veja os contatos). Os goianos também podem fazer parte dos debates, grupos de discussão e atividades culturais. É só fazer o credenciamento como observador.EtapasO Conubes é resultado das 27 Etapas Estaduais, que aconteceram durante o mês de novembro. Foram centenas de debates em capitais e cidades do interior que detectaram as principais demandas de cada região, formando assim uma radiografia da educação brasileira e também dos anseios da juventude.
Agora é chegado o momento de trocar idéias, conhecer as diferentes realidades de cada canto do país e somar forças para pensar soluções para uma educação de qualidade para todos e todas.
Para a maioria, a viagem será longa, como no caso dos paraenses, que enfrentarão mais de 2 mil quilômetros de estrada, mas com muita disposição como adiantou à reportagem o diretor da UBES no Pará/Amapá, Marinelson Nunes. "Nossa delegação vai levar o debate sobre Plano Nacional de Educação que foi muito bom aqui no Pará. Além disso, nosso pessoal promete ser o mais animado".
Dica importantePara muitos, essa será a primeira visita a capital goiana. Evite sair sozinho, você pode se perder. Caso queira curtir a cidade, avise o responsável por sua delegação que vai sair e, se possível, comunique o horário da volta. Evite também comidas às quais não está habituado. Aos baladeiros de plantão fica o recado: aproveitem a viagem, mas sem exageros. As atividades do congresso começam bem cedo, a partir das 8h.
Tudo arrumado? Pronto! Agora é só colocar a mochila nas costas e embarcar rumo à capital goiana e fazer a sua parte na luta por uma educação de qualidade para todos.
Confira a programação

Dia 06/12 (quinta-feira)
9h – Recepção e Credenciamento dos delegados(as) e observadores(as)
14h – Credenciamento e Alojamento dos delegados(as) e observadores(as)
19h – Mesa de Abertura
21h – Jantar
22h – Atividade Cultural

Dia 07/12 (sexta-feira)
7h Café da manhã
9h Grupos de Debates
12 – Almoço
14 – Grupos de debate
21 – Jantar
22h30 – Atividade cultural

Dia 08/12 (Sábado)
7h Café da manhã
9h Ato público: "Estudantes brasileiros por uma educação de qualidade".
12h – Almoço
14h – Plenária final do congresso da UBESVotação das propostas consensuais e divergentes 20h – Jantar
22h – Atividade Cultural

Dia 09/ 12(Domingo)
7h – Café da manhã
9h: Plenária FinalVotação das propostas divergentes
12h – Almoço
14h – Convenção de chapas
15h – Eleição da nova Diretoria da UBES
19h – Encerramento

Da Redação

Nenhum comentário: