domingo, 16 de novembro de 2008

Reta Final: Intensificar a mobilização para o Coneg/ENET da UBES

Acontecerá, de 8 a 12 de dezembro, na cidade paulista de Guarulhos, o 11º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UBES, atividade que reunirá UMES de todo o país. Este Coneg, além de mobilizar com toda a rede do movimento e apontar bandeiras de luta para o próximo ano da gestão, terá uma importância adicional: aprovará alterações na organização do movimento, inclusive novas regras para o Congresso da UBES.

A resposta de mobilização tem sido positiva, o que demonstra a vitalidade da frente secundarista da UJS. Pelo país afora, várias entidades municipais têm sido construídas e reorganizadas, através de encontros de grêmios estudantis e congressos. Além disso, outras tantas que já existem têm sido contactadas para participarem do Coneg.

"O Coneg é um encontro em que o movimento pode refletir a sua organização, propor modificações para fortalecer ainda mais a rede do movimento com o objetivo central de mobilizar milhares de estudantes por educação de qualidade. Por isso, quanto mais entidades municipais estiverem representadas, melhor para o movimento estudantil, que prova sua vitalidade e combatividade", diz Ismael Cardoso, presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.

ENET

Junto com o Coneg acontecerá o 10º Encontro Nacional de Estudantes de Escolas Técnicas (ENET), atividade em que os alunos de ETEs e CEFETs poderão debater o ensino técnico no país. É de vital importância ampliar a mobilização para o ENET, que não se realizava desde 2005.

Para Osvaldo Lemos, coordenador do coletivo nacional secundarista da UJS, "voltarmos a realizar o ENET é uma grande conquista da UBES e só por isso já seria importante. Mas, além disso, para a UJS é estratégico crescer e construir núcleos nas escolas técnicas, pois são centros políticos para o movimento secundarista. Por isso, nossa mobilização nessa reta final deve ser ampliada para garantir boa participação no encontro e filiar muitos jovens em nossas filieiras".

Reta final

Faltam apenas duas semanas para o credenciamento (1 de dezembro), portanto é hora de intensificar a mobilização de entidades, priorizando as já existentes. Também é preciso atenção especial com a documentação para credenciá-las e conseguir o transporte para trazer os estudantes.

Nenhum comentário: