quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Parabéns, UJS!

Ter, 22/09/09 12h39
A União da Juventude Socialista completa seus primeiros 25 anos de história construídos pela bravura, o desapego e a esperança dos jovens que desejam e se empenham na conquista de um Brasil desenvolvido, justo e soberano. Participe das atividades de comemoração em todo o país e divulgue como nunca a UJS no dia do seu aniversário. O primeiro vídeo de depoiemnto sobre os 25 anos da UJS foi do Ministro Orlando Silva. Participe você também desta grande campanha. O desafio está lançado!
A fundação
Em Brasília ainda era tempo da ditadura das fardas militares. Pelo país, a Campanha Diretas já, mobilizando milhões de pessoas, fazia soprar o vento da redemocratização. Na Assembléia Legislativa de São Paulo, centenas de jovens do país inteiro se encontraram no dia da juventude, 22 de setembro. O manifesto lido na tribuna anunciava: “Somos jovens operários, camponeses, estudantes, artistas e intelectuais. Buscamos o futuro e a liberdade, os direitos que nos são negados, a esperança banida, a vontade subjugada.” Aqui começa a história da União da Juventude Socialista.
Somos herdeiros da luta do abolicionista Castro Alves, nosso patrono, do fervor revolucionário de Che Guevara, da juventude que desafiou a Ditadura Militar e promoveu a resistência no Araguaia, e de todos os jovens que na história carregaram os sentimentos mais revolucionários e libertadores.
Somos, portanto, herdeiros dos combates que forjaram o povo brasileiro – a luta pela independência, contra a escravidão, pela Proclamação da República e, mais recentemente, contra a ditadura. Nascemos no bojo das lutas pelas Diretas, conquistamos o voto aos 16 anos, lideramos luta pelo Fora Collor junto aos estudantes brasileiros, e a resistência ao neoliberalismo de FHC. Participamos com suor, corações e muita política da vitória que conquistou os dois mandatos de Lula e seguimos rebeldes e conseqüentes na luta pela conquista de um Brasil com a nossa cara!
Militante do movimento estudantil secundarista em passeata em Minas Gerais - 2008














A UJS hoje
O presidente nacional da UJS, Marcelo Gavião, comemora o momento de crescimento e consolidação: "Nossa entidade hoje é das mais influentes e ouvidas quando se trata de temas ligados à juventude. Temos 100 mil filiados, estamos organizados em todos os estados do país, e estamos crescendo mais, prova que temos acertado na política". Hoje, a União da Juventude Socialista atua em quinze diferentes frentes e seus 100 mil filiados estão espalhados por todos os estados do país. É um resultado que deve orgulhar a cada um que, de alguma forma, colaborou com este esforço. Mas não deve nublar a visão de nossas insuficiências, pois construir uma nova história - protagonizada pelos trabalhadores, pelo povo – exige ganhar milhões de outros jovens.
Em seu aniversário de 25 anos, é este o desafio que está lançado para a UJS: consolidar-se verdadeiramente como um pólo irradiador de ideias avançada, que influencie milhões de jovens brasileiros. Assim, sobre os ombros de tantos heróis, empunharemos a bandeira do socialismo com feições brasileiras e, certamente, trilharemos o caminho da vitória.
Desafio aos militantes
E o desafio aos militantes em cada município brasileiro está lançado: seja um irradiador da UJS. Queremos mobilizar uma intensa campanha de parabenização da nossa gloriosa entidade neste dia do seu aniversário: divulgue a UJS em seu blog, orkut, e-mail, twitter, telefone celular, enfim, onde haja espaço! E participe das atividades comemorativas: faça uma grande festa em seu município ou estado, mobilizando todos os membros e amigos da UJS, solenidades em parlamentos e atos políticos em entidades dos movimentos sociais, participe do Concurso de Redação “25 anos na ponta do lápis”, envie um vídeo para ujsnacional@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. contando como a UJS mudou a sua vida - todos os vídeos enviados serão publicados na página -, e participe da nossa festa nacional na sexta-feira (25/9), em São Paulo.
E o presente maior que a UJS oferece ao conjunto da sua militância em seu aniversário é um espaço para a militância usar e abusar em nossa página eletrônica. A página da UJS, a partir de hoje, passa a ser um grande guarda-chuva de blogs dos filiados e direções estaduais, municipais e de núcleos. Bote a boca no trombone, exponha suas opiniões, pontos de vista, divulgue atividades e ajude a crescer e fortalecer a UJS! Para criar seu blog, envie um e-mail para blog@ujs.org.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Em seguida você receberá as instruções e senha para ativar seu espaço eletrônico dentro da nossa página.
Nos 25 anos da UJS, faça parte dessa história... e conte ao mundo!
O Ministro Orlando Silva inaugurou a série de vídeos dos 25 anos. Envie o seu Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. !

Nenhum comentário: