segunda-feira, 12 de julho de 2010

Preconceito contra nordestinos na internet é investigado pelo Ministério Público e Polícia Federal

Galera, muitas vezes nos assustamos com casos bárbaros de violência revelados pela mídia. Isto por que há câmeras, microfones e agora na internet espalhados por todos os cantos.
A TV, principalmente, não está muito interessada em informar. Ela quer o espetáculo, quer explorar ao máximo as situações bizarras, o entretenimento e a violência. Os picos de audiência rendem milhões aos donos desse negócio. Vivemos numa sociedade do espetáculo.

O espaço da internet então é um mundo do vale-tudo.

Pois é, vocês sabiam que existe uma comunidade no Orkut chamada "Eu odeio nordestino", criada em agosto de 2009 ? Na semana passada, um post publicado pela usuária Julia Schemman no tópico "Enchente no nordeste", causou um conflito de grande repercussão. Júlia teria xingado nordestinos, por migrarem com frequência para São Paulo e comemorou o incidente das enchentes em Pernambuco. Os comentários provocaram revolta de muitos nordestinos, que passaram a responder os posts publicados pelos integrantes da comunidade. O caso se espalhou pela internet e imprensa local. A briga virtual culminou em várias ligações para o Ministério Público na quarta-feira. O promotor José Lopes irá investigar o suposto crime de preconceito praticado na página de relacionamento Orkut. Já comunicou à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal e solicitou ao Google - responsável pelo Orkut - que retirasse a comunidade do ar.

É lamentável que os preconceitos, sejam: regional, étnico, contra as mulheres, sexual e tantos outros ainda sobrevivem. Minha esperança é que o atraso seja superado pela educação de qualidade, cidadã, e transformadora do ser humano. Dias melhores virão.

Blog do Leandro

Nenhum comentário: