quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

GDF abrirá concurso para revitalizar passagens subterrâneas de Brasília

Foto: Mary Leal / AG Brasília.
Previsto para ser divulgado em janeiro deste ano, o edital do concurso que vai escolher o melhor projeto para revitalizar as passagens subterrâneas só deve ser publicado do Diário Oficial do Distrito Federal da próxima semana. Apesar de já ter assinado o acordo com o Instituto dos Arquitetos do Brasil, o governo precisou fazer alguns “ajustes” que atrasaram a publicação do formulário. A data para a divulgação do projeto vencedor, prevista para 21 de abril, será mantida.

Ao ser anunciado, na próxima semana, o concurso vai pedir a elaboração de um projeto arquitetônico que retire as curvas existentes nos finais dos túneis. O arquiteto interessado em participar terá que pensar numa maneira de acabar com os pontos cegos das passagens, para que o pedestre não seja surpreendido ao fazer a travessia. O profissional terá que pensar ainda na utilização de materiais de acabamentos que sejam fáceis de higienizar e numa alternativa para manter as passagens sempre iluminadas.

Quem decidir concorrer ao processo seletivo terá que apresentar três projetos: um básico, só de revitalização, outro com uma sugestão de comércio e um terceiro associando comércio e estacionamentos. Os projetos que alteram o projeto original da passagem subterrânea precisam da aprovação do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan), Alfredo Gastal. O vencedor da melhor proposta terá ainda que concluir uma segunda etapa do concurso, que é avançar no projeto de drenagem para a passarela do Hospital de Base de Brasília.

O projeto arquitetônico da passarela próxima ao hospital servirá de modelo para as outras, mas como cada passagem subterrânea tem uma topografia diferente, arquitetos e engenheiros contratados pelo governo em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) terão de elaborar projetos de drenagem para cada uma das 15 passarelas restantes. Para isso, segundo a presidente da Companhia de Planejamento (Codeplan), Ivelise Longhi, vai contar com R$ 600 mil do BID.

Com esse recurso, Ivelise Longhi acredita conseguir pagar a execução dos projetos de drenagem. Já os recursos para executar a revitalização das passarelas e, finalmente, torná-las transitáveis ainda não foram divulgados. “Esse orçamento está sob responsabilidade da Secretaria de Transportes”, argumenta a presidente da Codeplan. Com a seleção do projeto arquitetônico, o governo vai desembolsar cerca de R$ 200 mil. Nesse valor está incluída a premiação, que ainda não teve a definição divulgada.

Fonte: Brasília de Todos Nós (com alterações)

Nenhum comentário: