quarta-feira, 21 de março de 2012

"Video da assembleia dos professores dia 20, ampla participação e apoio da UJS DF"


"Em assembleia com estudantes e professores do DF mantêm a Greve."






Diante da ausência de proposta concreta, cerca de dez mil educadoras e educadores reunidos em assembleia na manhã desta terça-feira, 20, decidiram, por ampla maioria, continuar o movimento grevista. Eles aprovaram ainda o calendário de mobilização sugerido pelo Comando Geral de Greve e realizarão nova assembleia na próxima terça, dia 27, às9h30, na Praça do Buriti.
A União Brasileira e a União Nacional dos Estudantes estiveram presentes para dar apoio ao movimento. Cerca de 700 estudantes participaram da assembléia. Segundo Matheus Diniz Diretor da UBES DF: Essa greve demonstra que o governo Agnelo precisa estar mais sintonizado com as necessidades dos brasilienses e a valorização dos profissionais da educação é fator determinante para a construção de uma educação de qualidade. Estamos ao lado dos professores e queremos mais mudanças. A juventude do DF tem pressa. Completou o estudante.
Logo após a assembleia, a categoria se dirigiu à Câmara Legislativa onde solicitará aos distritais a obstrução da pauta até que o GDF apresente uma proposta que atenda aos professores (as).

sexta-feira, 16 de março de 2012

UBES do DF Pelo fim da greve!


        Mais um dia de greve, mais um dia de luta. É assim que os professores do Distrito Federal tem vivido nos últimos dias. Ah tempos, que a categoria vem ouvindo promessas do governo em relação a algumas reivindicações como o plano de carreira, plano de saúde, reajuste salarial, gestão democrática entre outas. Quando Agenlo tomou posse, declarou a quem quisesse ouvir que sua gestão seria marcada pelo grande apoio às áreas sociais, tais como: Saúde, trabalho, educação, cultura e etc. Só que esse apoio não vem ocorrendo desde que começou a exercer o cargo. Com a educação o descaso é tamanho, que alunos passam meses sem ter uma aula específica por falta de professor, sendo que existem muitos profissionais da área que estão prontos para a prática e não são chamados por "falta de verba".  Algumas escola não podem ter aulas práticas como biologia, física, química, arte e educação física, seja por falta de laboratórios, seja por falta quadras poliesportivas, sendo que para as quadras que não estão cobertas, na chuva não se pode ter aula. Nas salas, alunos e professores passam mal pela falta de ventilação, calor e desconforto. O giz de cera ainda usado na maioria das escolas, causa sérios problemas de saúde aos professores. E não é isso que queremos para a educação de nosso povo. Hoje em dia, alunos saem da sala de aula e conversam com seus pais do outro lado da cidade via aparelho celular, vão para casa e jogam seus video-games com sensor corporal e antes de dormir trocam informações via internet com desconhecidos do outro lado mundo. Com tanta tecnologia assim à vida externa desses alunos, como podem reclamar da falta de interesse dos mesmo se a educação ainda está no séc. XIX?


      Por esses motivos entre outros, os professores e alunos do Distrito Federal se reuniram hoje a partir das 8h no Teatro Nacional e ali permaneceram em concentração até 10:30 quando saímos em marcha em direção ao Shopping Conjunto Nacional e dali fomos até o Conic, em seguida fomos em direção ao epicentro da Rodoviária do Plano Piloto onde realizamos uma grande panfletagem com um grande apitaço. Voltamos ao Conic e fizemos uma breve plenária onde dialogamos com todos os presentes e com mais quem passasse por ali no momento. A UBES, não se manterá calada enquanto a educação, como base de desenvolvimento para nossa nação, não for tratada da devida maneira que merece. Por isso no dia 20 de março (Terça Feira), a UBES convoca todos os estudantes a estarem presentes na assembléia dos professores no palácio do Buriti a partir das 9h. Vamos dizer que se tem estudante e professor na rua, AGNELO A CULPA É SUA! Até a vitória.




Matheus Diniz- Diretor da UBES


Brasília, 16 de março.

quarta-feira, 7 de março de 2012

8 de março dia Internacional da Mulher




O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas onde as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida pois o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora. Ao longo da história, as mulheres sempre foram subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho. A mulher  é um grande  alvo de discriminação por aqueles que ainda acreditam que “lugar de mulher é no fogão” e por isso enfrenta o grande desafio de mostrar que apesar de frágil é ainda forte, ousada e firme na tomada de decisões, quando necessário.

A mulher tem marcado as últimas décadas mostrando que competência no trabalho também é um grande marco feminino. Apesar de ser taxada como sexo frágil, a mulher tem se mostrado forte o bastante para encarar os desafios propostos pelo mercado de trabalho com convicção e disposição. O avanço feminino frente à política e à economia ainda mostra a força da mulher em perceber e apontar os problemas tendo sempre boas formas de resolvê-los assim como os indivíduos do sexo masculino, o que evidencia o erro de descriminar e diminuir o sexo feminino privando-o a apenas poucas tarefas. A realidade do crescimento do espaço feminino tem sido percebida pela participação da mulher em diferentes áreas da sociedade que lhe conferem direitos sociais, políticos e econômicos, assim como os indivíduos do sexo oposto.
Há poucos anos, foi aprovada a Lei Maria da Penha, como resultado da grande luta pelos direitos da mulher, garantindo bons tratos dentro de casa, para que não sejam mais espancadas por seus companheiros ou que sirvam como escravas sexuais deles.
 O Dia Internacional da Mulher deste ano também é uma data para reafirmar a luta em favor da legalização do aborto como forma de fazer cumprir a agenda dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres como um direito humano. Assim como a defesa intransigente da aplicação da Lei Maria da Penha nos atos de violência contra mulheres e meninas, com a instalação de delegacias especializadas, juizados especiais, centros de referência e casas abrigo o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são discutidos assuntos que tratam da importância do papel da mulher diante da sociedade, trazendo sua importância para uma vida mais justa em todo o mundo.

E a UJS Mulher - DF se coloca a frente destas lutas e deseja um Feliz Dia da Mulher para todas as mulheres e meninas neste dia tão especial 08 de março.

Entrem em contato para junt@s lutarmos contra o maxismo e pela emancipação feminina

Nayara Alves- Diretora de Jovens Mulheres da UJS DF 
61 91167450  df.ujsdf@gmail.com

terça-feira, 6 de março de 2012

"Ato no Banco Central: "Juros Não! Trabalho, Saúde e Educação""


As centrais sindicais unidas do Distrito Federal (CTB, Força, CGTB, UGT e NCST) e o movimento estudantil (UNE, UBES, UESB) estão decididos a não dar sossego às reuniões do COPOM que definem a taxa de juros. Prova disso foi a manifestação de cerca de 1000 participantes que lotou a frente do Banco Central nesta terça-feira às 9h00, que teve como tema "Juros Não! Trabalho, Saúde e Educação".



O protesto iniciou-se ainda na segunda-feira (05/03), com uma panfletagem denunciando à população o problema dos juros altos, realizada na Rodoviária do Plano Piloto. O ato desta terça (06/03) manteve a tônica, com a exigência por uma queda mais rápida dos juros, a crítica aos cortes orçamentários nas áreas de saúde e educação e a denúncia dos impactos negativos dessa política monetária que reúne superávit primário elevado, juros altíssimos e política de câmbio para a indústria nacional e a qualidade dos empregos.



 Além das centrais sindicais, o ato contou com o Sindicato dos Aposentados e com o movimento de mulheres, mas foi graças à mobilização estudantil, capitaneada pela UBES e com o apoio da UNE, que o ato se tornou um sucesso de público, com a presença de escolas importantes do Distrito Federal que levaram a maioria dos  participantes para essa primeira manifestação. Segundo Matteus Diniz, da UBES, "a luta das centrais sindicais contra essa política monetária também é a luta dos estudantes, porque é por causa dessa política do passado, e num contexto de crise, que são cortados recursos da saúde e da educação, e que se nega a reivindicação de 10% do PIB para a Educação". O Presidente da UJS-DF, Tiago cardoso, reforçou a importância da luta dos estudantes ao lado dos trabalhadores da educação, nesse momento em que o compromisso real do governo deve ser medido em função do financiamento da educação pública.



 Para o Presidente da CTB-DF, Moysés Leme, "a política de juros altos sangra o trabalhador brasileiro, e é necessário que a Presidenta Dilma reafirme seus compromissos com o desenvolvimento brasileiro". Para Mário Lacerda, do SAEP-DF, "é fundamental aproximar ainda mais o movimento dos estudantes e dos trablhadores para fortalecer a luta por um pacto pelo emprego e pela educação de qualidade, o que só se fará com recursos". Já Paulo Vinícius, da Executiva Nacional da CTB, destacou que "o impacto dos juros é sentido nas casas de todos, quando um pai de família não pode comprar um material escolar, ou corta na alimentação e no vestuário, porque os juros comem um pedaço importante do seu salário, e a culpa dissop é dos senhores reunidos no BC, que definem a táxa que é referência para todas as demais. O BC é uma mãe para os banqueiros, que pegam dinheiro lá fora a 0,25% e vem aqui ganhar 10,5% nas costas de quem produz".

 As centrais e os estudantes avaliaram como um grande êcxito para um primeiro protesto a mobilização de cerca de mil participantes e já agendaram um novo protesto para a próxima reunião do COPOM, que está prevista para 10 de maio, reforçando o movimento nacional que tem se realizado na Avenida Paulista. De agora em diante, o COPOM se reunirá com a voz rouca das ruas a questionar a motivações de suas decisões, se são tomadas em favor do Brasil ou em função dos interesses dos especuladores que prejudicam o país.

Paulo Vinícius Silva
do blog http://coletivizando.blogspot.com/

quinta-feira, 1 de março de 2012

Plenária UJS-DF

Galera!

A atual executiva da UJS DF aprovou a convocação da plenária distrital da União da Juventude Socialista para o dia 10 de março de 2012(sábado da semana que vem). Essa Plenária terá como principal objetivo atualizar a política e apresentar o 12º congresso distrital da UJS, que terá o lema: ‘’Nas redes e nas ruas, lutando por um Brasil dos nossos sonhos’’

O QUE? Plenária da UJS DF

QUANDO? Dia 10 de março de 2012

ONDE? Ed Venâncio Junior Bloco M, Sala 102 Sede do PCdoB DF CONIC (Fica perto da loja de skate Over Street)

Contaremos com as presenças de Messias de Souza, Administrador de Brasilia e Olgami Amancia, Secretária de Mulher do DF


André João Costa
Sec. de Organização UJS-DF
(61) 92530474