quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Inscrições para o PROUNI 2013 começam amanha.


Em breve será realizada a edição do primeiro semestre do Prouni 2013. Abaixo você poderá conferir todas as informações sobre o processo de seleção dos candidatos realizado pelo programa.

O Prouni – Programa Universidade Para Todos foi criado pelo governo federal com objetivo de democratizar o acesso ao ensino superior no país. Para isso seleciona candidatos para ingresso em instituições particulares de ensino superior. Em contrapartida estas instituições privadas têm isenção de alguns impostos.
Só podem participar da seleção os estudantes que se enquadrem nos requisitos do Prouni. Além dos requisitos, para concorrer às bolsas integrais e parciais no Prouni 2013 é necessário ter participado do último Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2012, que teve suas provas aplicadas em todo o país nos dias 03 e 04 de novembro. Mais do que participar, é necessário obter nota média de 400 pontos no exame e nota maior do que zero em sua redação.
O Prouni 2013 do Primeiro Semestre ainda não teve seu cronograma divulgado pelo MEC – Ministério da Educação, porém, já existe uma previsão que vamos disponibilizar abaixo:
As inscrições do Prouni 2013 poderão ser realizadas entre os dias 17 e 21 de janeiro. O resultado é divulgado em duas chamadas. A primeira será no dia 24 de janeiro e a segunda no dia 08 de fevereiro.
Estudantes que não tenham sido selecionados nas duas primeiras chamadas ou que tenham sido selecionados para cursos que não tiveram formação de turma poderão ainda manifestar interesse em participar da Lista de Espera do Prouni 2013. O período para solicitar a participação acontecerá entre os dias 24 e 25 de fevereiro, com a divulgação da lista no dia 28 do mesmo mês.
A lista de espera é disponibilizada às instituições para que as mesmas possam realizar convocações para ocupar vagas ainda disponíveis.
O candidato que for selecionado no Prouni deverá apresentar a documentação que comprove a sua condição de bolsista na instituição para a qual se inscreveu. O prazo para matrícula também será estabelecido no cronograma do programa, que deverá ser divulgado pelo ministro Aloizio Mercadante no dia 28 de dezembro, mesma data da divulgação do resultado do Enem 2012.
Lembramos que todo o processe ocorre exclusivamente no site oficial do Prouni, disponível no endereço eletrônico http://prouniportal.mec.gov.br.

Nenhum comentário: