segunda-feira, 22 de julho de 2013

Curso de Formação da UJS

O curso de formação nacional da União da Juventude Socialista (UJS) começou na segunda (15) com abertura às 19 horas. Com sua intervenção inaugural o presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, empolgou os militantes e cursistas com análise da conjuntura do país.


O curso deste ano foi até sexta-feira (19) e agitou a militância dos estados para a juventude permanecer nas ruas e com isso fazer o Brasil avançar rumo a melhores condições de vida para todos com mais espaços para a juventude, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação e para a saúde, reforma política com plebiscito, reforma urbana que possibilite a construção de moradias dignas para a maioria da população, que combata a violência contra os mais jovens e amplie dos direitos da classe trabalhadora, dos estudantes e democratize os meios de comunicação no Brasil, entre outras importantes questões.

O curso da UJS de 2013 aconteceu em Juquitiba, interior de São Paulo. Neste ano, garante o dirigente da UJS de Pernambuco, Nilson Vellasquez, serão 400 participantes, “de todos os cantos do país”. Para ele, “o grande número de participantes se deve por causa da jornada de lutas da juventude que vem ocorrendo e se intensificaram em junho”, acentua Nilson, segundo ele, nos cursos anteriores “havia no máximo 100 participantes”.

Nilson explica que o curso de formação deste ano visa “aproveitar a chama das manifestações de junho” e com isso “aprofundar os estudos sobre uma avaliação marxista do momento, no Brasil e no mundo”. Com Professores da Escola Nacional do PCdoB, da Fundação Maurício Grabois e alguns pós-graduandos da UJS, os cursos serão divididos em quatro turmas: “três colocadas no nível 2 e uma no nível 3”, afirma Nilson. Ele revela que no nível 2 os cursos apresentam os conceitos básicos do marxismo-leninismo. Já no nível 3, são aulas um pouco mais aprofundadas.

Os efeitos da crise do capitalismo sobre a classe trabalhadora e seus direitos e as recentes manifestações nas ruas das cidades brasileiras farão parte dos cursos e debates. Os temas das aulas estarão divididos sobre a luta de idéias no Brasil e o pensamento marxista, os desafios da classe trabalhadora na crise do capitalismo e o tema que encerra curso: Redes e Rua: democracia e participação política.


Fonte:UJS BRASIL

Nenhum comentário: