domingo, 10 de junho de 2007

Brasília, capital do Brasil, capital dos estudantes!

Além de ser o centro político do país, Brasília abriga uma universidade pública cheia de história com a educação brasileira e o movimento estudantil. Será nesse lugar, a tradicional Unb, que milhares de estudantes de todas as regiões do país vão se encontrar no seu maior fórum de debate e decisão.


Brasília, capital da República Federativa do Brasil. A cidade, que representa o maior país da América do Sul, onde os três poderes discutem e decidem seus rumos, não poderia ser a melhor anfitriã para o Congresso de 70 anos da União Nacional dos Estudantes (UNE).
Criada em 1960, a terceira capital do país representou uma das principais promessas de governo do então presidente Juscelino Kubitschek. Em 1891 já se indicava a necessidade de transferir a capital para a região do Planalto Central, para desenvolver o desabitado interior do país e garantir uma posição mais estratégica e segura para o comando do país.
Brasília foi planejada com medidas ousadas, arquitetura vistosa e moderna pelo urbanista Lucio Costa e pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Tombada pela Unesco, é a única cidade construída no século XX classificada como Patrimônio Cultural da Humanidade. A planta da capital leva o nome de ?Plano Piloto?, uma estrutura em formato de aeronave, onde as asas separam as regiões norte e sul, compostas de prédios e habitações, e na cabine de comando se concentram a esplanada dos ministérios, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.


Unb 45 anos


No último dia 21 de abril, a Unb completou 45 anos, que estão sendo comemorados durante todo o ano com um calendário de exposições, congressos, palestras, eventos culturais e esportivos.
A Universidade nasceu em 1962, sendo apenas dois anos mais nova que a cidade de Brasília. Ela foi idealizada pelos educadores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro. O projeto inicial previa a integração de Institutos Centrais e Faculdades. Entretanto, o sonho de uma universidade completamente inovadora foi abafado pela ditadura militar. As invasões ocorridas na UnB entre 1964 e 1968 esvaziaram o campus. De uma só vez, 209 professores (79% do total na época) pediram demissão em resposta às perseguições sofridas no regime.
Atualmente, a Unb tem 20.937 alunos em 63 cursos de graduação, além de 8.534 alunos cursando pós-graduação em 64 programas de mestrado e 45 de doutorado.O campus Darcy Ribeiro tem 3.950.579 m² de área, com 106 edificações, 22 faculdades e institutos.


Honestino Guimarães, presente!


A Universidade de Brasília é onde estudou um dos mais importantes líderes da luta estudantil brasileira. Honestino Guimarães, além de aluno exemplar do curso de geologia, aprovado em primeiro lugar geral no exame vestibular, foi presidente da UNE no momento mais difícil desses 70 anos da entidade. Isso aconteceu entre 1969 e 1973, durante o regime militar, quando o movimento estudantil estava completamente na ilegalidade e seus líderes eram perseguidos e presos pela ditadura.Honestino, que desde cedo era muito consciente e ousado na sua militância, foi obrigado a deixar Brasília. Fugiu para o Rio de Janeiro e, como presidente da UNE, conseguiu manter o movimento estudantil vivo e minimamente organizado, apesar de toda a repressão. Ele foi preso em 1973 e, desde então, não foi mais visto. É um dos muitos desaparecidos políticos.
Como lembrança e homenagem, o DCE da Unb leva até hoje o seu nome. Segundo a coordenadora geral da entidade, Maíra Vasconcelos, o Congresso da UNE vai ser importante como uma forma de homenageá-lo. "Muita gente, mesmo aqui na Unb, não sabe qual é a história de Honestino Guimarães e sua importância, o Congresso vai servir para resgatar tudo isso", afirma.



4 comentários:

Anônimo disse...

Sim, provavelmente por isso e

Betty Almeida disse...

a foto apresentada no texto Honestino Guimarães, presente, não é dele.

Felipe Lima Vieira... disse...

Absolutamente novo pra mim, esse fato...
De quem é a foto, sabe informar?
Obrigado pelo aviso! E alguém deve avisar a UNE, o DCE UnB e o CMJ também.

Betty Almeida disse...

A foto que ilustra o texto Honestino, presente, mostra um estudante de óculos, camisa branca e calça escura, correndo, alegre, durante uma manifestação, e é maravilhosa, mas esse estudante NÃO é Honestino Guimarães. Essa foto está em um grande mural na entrada da sede da UNE, no Rio de Janeiro. Seria ótimo localizar, identificar o rapaz da foto.
Fotos de Honestino podem ser encontradas no site .

Abraços fraternos,

Betty Almeida