sexta-feira, 27 de julho de 2012

Conheça Brasília

Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil. Nascida do sonho de muitos brasileiros, a cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Jucelino Kubischek. O plano urbanístico da capital, conhecido como Plano Piloto, foi elaborado pelo urbanista Lucio Costa. O arquiteto Oscar Niemeyer projetou os principais prédios públicos.

Hoje, segundo último censo demográfico realizado pelo IBGE, a cidade comporta uma população de 2.455.903  habitantes e possui o segundo maior PIB per capita do Brasil.
A vegetação predominante é de cerrado e o clima tropical de altitude, o que lhe confere um verão úmido e chuvoso e um inverno frio e seco.

Conheça alguns dos principais pontos turísticos de Brasília.

Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida 
Considerada um marco na história da arquitetura e da engenharia brasileira, a Catedral Metropolitana de Nossa Senhora de Aparecida foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Localização: Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios
Período de visitação: Diariamente, das 7h30 ás 19h45 , acesso gratuito. Missas de terça a sexta-feira às 12h15 , sábados às 17h e domingos às 8h30 e 10h30.

Torre de Televisão

A Torre de Televisão é a 13ª mais alta do mundo e a 4ª maior da América Latina. Pesa 370 toneladas e tem 224 metros de altura. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa e inaugurada em 1967,

Localização: Eixo Monumental
Período de visitação: De terça a domingo.

Congresso Nacional

O principal símbolo da capital federal, é uma das mais importantes obras do arquiteto Oscar Niemeyer e ocupa o lugar de maior destaque, na praça dos três Poderes. Possui dois edifícios centrais ladados por um “Prato” convexo que pertence à Câmara dos Deputados e o côncavo ao Senado Federal.

Localização: Eixo Monumental na Praça dos Três Poderes.
Período de visitação:  De 2º a 6º feira, das 9h às 12h30.

Panteão da Pátria
  
O Panteão da Pátria foi criado para homenagear brasileiros que possuíam ideais de liberdade e democracia. Idealizado por Oscar Niemeyer, possui uma exposição permanente composta pelo Mural da Liberdade, de Athos Bulcão, o Painel da Inconfidência Mineira, de João Câmara, o Vitral, de Marianne Peretti, e o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

Localização: Eixo Monumental na Praça dos Três Poderes.
Período de visitação:  Diariamente, das 9h às 18h.

Teatro Nacional
Obra de Oscar Niemeyer, o Teatro Nacional Claudio Santoro com sua forma piramidal inspirada na arquitetura asteca, foi inaugurado em 1979, e hoje, é o maior complexo da cidade destinado às artes.

Localização: SCTN, Via N2, Anexo do Teatro Nacional.
Período de visitação: Segunda a sexta-feira, das 15h às 17h30.

Nenhum comentário: