segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Criação do Conselho de Juventude do DF é aprovado na Câmara Legislativa





Câmara Legislativa do Distrito Federal aprova a criação do Conselho de Juventude do DF


O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na tarde desta terça-feira (11/12), o Projeto de Lei 1202/2012 de autoria do Poder Executivo, que cria o Conselho de Juventude do DF, órgão colegiado responsável pela participação dos jovens na formulação de políticas que incluam a juventude nas ações governamentais e nos projetos de desenvolvimento econômico e social do DF. A lei segue agora para sanção do Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz.

O Conselho de Juventude do DF será consultivo, propositivo, de monitoramento das políticas públicas de juventude e vinculado à Secretaria de Governo, com a participação direta de representantes da sociedade civil e do Poder Público. O PL foi enviado à CLDF pelo governador, na ocasião do lançamento do projeto Gente Jovem Reunida, no mês de outubro. Caberá ao Conselho de Juventude auxiliar os órgãos do executivo na elaboração de políticas públicas, assegurando a oferta de bens e serviços especializados que atendam os mais de 734 mil jovens do DF.

Para o coordenador de Juventude da Secretaria de Governo, Carlos Odas a criação do Conselho vai possibilitar a participação efetiva dos jovens. “Quando o cidadão tem espaço de participação, a qualidade da política melhora e, sem dúvida nenhuma, os jovens do DF poderão intervir diretamente, por meio de sua atuação no Conselho. Esse jovem terá maior legitimidade para dialogar e exercer o controle sobre as políticas públicas destinadas a ele ”, afirma.

O Deputado Patrício (PT), presidente da CLDF parabenizou a juventude do DF. “A criação do Conselho é um avanço da juventude. Porque demonstra o interesse dos jovens em participar, em transformar e ditar as políticas a serem implementadas para eles. Parabéns ao GDF por enviar esse projeto para a Câmara, para que aqui pudesse ser aprovado como Lei”, afirmou.

A deputada Arlete Sampaio (PT), líder do governo parabenizou a equipe da Secretaria de Governo pelo empenho em garantir os direitos dos jovens. Já o deputado Chico Leite (PT) lembrou que as prioridades não podem se expressar apenas em discursos, mas em ações efetivas. O deputado Evandro Garla (PRB) parabenizou a iniciativa do GDF e defendeu a recriação da Secretaria de Juventude. Já o deputado Israel Batista (PEN) lembrou que a juventude quer ter voz e que o conselho será um importante instrumento de participação. Celina Leão (PSD) enfatizou a necessidade de destinar recursos para as políticas destinadas aos jovens. O deputado Wasny de Roure (PT) defendeu a criação do conselho como um espaço para acolher a diversidade da juventude.


Juventude e participação

Nenhum comentário: